Será que as pessoas querem uma vida mais leve de fato ou só querem reclamar que estão cansadas e continuar fazendo mil coisas?
Lembro de um tempo atrás, quando estavam muito em alta os memes sobre não beijar na boca, "saudades de beijar na boca", quantos anos, enfim: a temática geral era o humor autodepreciativo sobre não pegar ninguém.
Certo dia, em uma conversa com amigos, falamos sobre isso e o quanto andavam falando sobre esse tema, até mencionando pessoas que a gente sabia que não se relacionavam com essa verdade, mas também adotaram as piadas sobre.
Entre comentários dizendo "gente, mas é só sair na rua e beijar alguém" e "passando o dia na internet é que não vai beijar ninguém" uma pessoa atravessou a conversa com muita sabedoria e mandou:
"mas eu acho que as pessoas não querem realmente beijar na boca, elas querem reclamar na internet que não estão beijando bocas".
Isso me marcou tanto que lembro até hoje porque solucionou um movimento que sempre acontece na internet, mas com diferentes temáticas: a reclamação de alguma coisa. Você nem precisa necessariamente estar vivendo aquilo, o que vale é também falar sobre, fazer uma piada boa e obviamente PERTENCER. Imagina se você simplesmente for o esquisitão do rolê que beija? Aff.
Sobre o momento atual, em que a maior fonte de reclamação é a quantidade de coisas pra fazer, não ter tempo pra nada, não estar dando conta, sim, tenho certeza que muita gente passa por isso. Alguns mais, outros menos, porque é óbvio que as cargas e sobrecargas são muito diferentes de pessoa pra pessoa (e isso tem gênero, raça e classe social envolvido). Mas o que vale mesmo é a piada sobre o quanto estamos cansadas.
Não me leve à mal, sei que estamos, em maioria, soterrados de tarefas, mas será que há um interesse em abrir mão de algumas dessas coisas pra estar menos cansada? Eu vejo muito menos pessoas mudando suas rotinas pra ser mais leve e muito mais posts no Instagram falando sobre como deixar a vida mais leve.
Talvez o simples fato de reclamar na internet já seja uma forma lidar com isso com humor pra aliviar a tensão. O compartilhamento de uma sensação com outras pessoas ajuda a entender que "ufa, não sou só eu".
Talvez o cansaço seja mais uma sensação generalizada por tanta coisa que tá acontecendo no mundo e a gente precisa lidar emocionalmente, mesmo que não gere ações.
Tem um climinha de fim do mundo pairando no ar, né? Parece que tá todo mundo meio f*da-se. E isso também dá vontade de fazer tudo que dá (e gastar todos os dinheiros que temos, como dizem outros memes). Já que não dá pra pausar as obrigações, por que pausar o que queremos fazer por prazer, né? Talvez realmente rir seja o melhor remédio, e não buscar solução (até porque a mudança gera mais trabalho e ninguém quer mais trabalho).
Pra quem não me conhece, meu nome é Roberta Reis e eu sou a pessoa por trás da OmaLab. Sou jornalista, redatora, mãe e trabalho com produção de conteúdo, mas já crio conteúdo para (ou passo vergonha na) internet desde que conheci o weblogger, na adolescência (e eu fui adolescente já tem uns 20 anos).
Hoje não tem indicação de nada, era só pra compartilhar isso mesmo.
paz e bjs
esse texto descreveu o que eu andava pensando há tempo - a gente quer resolver ou continuar reclamando?